sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Autobronzeadores


Olá meninas =)

Este ano o Verão,pelo menos no Norte de Portugal, não tem sido o nosso melhor  amigo. As temperaturas não são as mais convidativas a fazer praia, está vento e a água fria. Por este motivo, ou até para evitar a exposição ao sol devido aos malefícios dos raios UV na nossa saúde, há cada vez mais meninas adeptas dos autobronzeadores.



Como funcionam os autobronzeadores?
Os autobronzeadores têm  dois compostos ativos denominados Diidroziacetona (DHA) e eritrulose que são responsáveis pela coloração da nossa pele.  A DHA possui uma acção estimuladora sobre os melanócitos da epiderme fazendo-os produzir melanina e assim aumentar o bronzeado. A eritrulose, actua juntamente com o DHA e reage com as proteínas da epiderme produzindo melanoidina que confere um tom amarelado/acastanhado à pele.

São prejudiciais à saúde?
Como a aplicação destes promove um bronzeado sem que seja necessário a exposição aos raios UV, inicialmente poderá pensar-se que não. Mas mal ou bem, estes compostos são uma mistura de substâncias químicas que estamos a adicionar ao nosso organismo (para além de todas as outras que já fazem parte da nossa rotina diária). Entre estes poderão destacar-se os perfumes, parabenos ou nanopartículas. Ainda não se sabe bem a “causa-efeito” dos químicos mencionados no ser humano, mas é melhor prevenir que remediar e se possível, utilizar sempre produtos naturais. 



Se aplicar um bronzeador quanto tempo demora o resultado?
Vai variar um pouco com cada bronzeador devido às formulações deles. Mas no máximo 6h depois de aplicação já deverão de ver resultados. A duração do bronzeado também poderá variar de acordo com o tipo de pele e com os cuidados desta. Diariamente as células da nossa pele desprendem-se e são substituídas por novas. São nestas células que a DHA e a eritrulose actuam e por isso contribui para a diminuição do bronzeado.  O processo de fricção da esponja de banho, as toalhas, roupas apertadas e água demasiado quente são outros factores que levam à diminuição do bronzeado. O uso periódico (cerca de 2 vezes por semana) de autobronzeadores irá diminuir este efeito e manter o bronze durante mais tempo.


A pele pode ficar manchada? Que devo de fazer?

Após a aplicação poderão formar-se manchas na pele. Como a aplicação dos produtos activos dos autobeonzeadores é local, se houver uma aplicação irregular haverá uma deposição de melanina e um escurecimento da pele. Para evitar é necessário uma aplicação regular deforma a que toda a pele receba a mesma quantidade de substancia promovendo um bronzeado uniforme. É indicado também o uso de luvas para que as mãos e unhas não fiquem manchadas.
Se ocorrerem manchas não é necessário entrar em stress. Ela irão desaparecer por si devido à substituição das células por processos naturais.



 Que cuidados devo de ter antes e depois de aplicar o autobronzeador?

  •  É recomendado que se faça a depilação e a esfoliação antes de aplicar o autobrozeador. Assim o produto pode exercer a sua função de forma mais uniforme na pele e evita também a irritação. Os joelhos, tornozelos e cotovelos deverão de ter uma atenção maior porque são zonas com mais queratina e poderão dificultar a acção do produto.
  • Utilize um autobronzeador adequado para o seu tom de pele (peles claras/peles morenas) e não queira passar de “leite para galão” aplicando grandes quantidades.
  • Na hora de aplicar o bronzeador deverá de evitar colocar qualquer tipo de hidratação da pele. Estes poderão reagir com o DHA e dminuir a sua acção. Passado 8h poderá então aplicar hidratante para evitar que a pele seque em demasia.
  • Coloque primeiro o produto na palma da mão (mesmo que seja em spray), esfregue as duas mãos e só depois aplique na pele.
  • Se necessário deixe para o fim o pés, joelhos e cotovelos.
  • Comece pelos membros inferiores e vá subindo tendo sempre cuidado para não esquecer nenhuma área.
  • Não tente aplicar sozinha nas costas, peça ajuda a alguém.
  • Deite fora as luvas e espere cerca de 20m até que a pele esteja completamente seca.
  • Se for à praia, não se esqueça que o bronzeador não substitui o protector.
  • Lembre-se que o truque não é aplicar muito produto mas espalha-lo bem.
  
Depois de ter aplicado o bronzeador e ter esperado 20m manchou me a roupa. Porque?
Isto acontece em roupas claras ou em toalhões de banho claros. O atrito destas peças na células que sofrem descamação natural poderá levar à deposição de pigmentos surgindo pequenas manchas nas superfícies de contacto com a pele.

 
Exemplos de autobronzeadores:

 Não vos posso indicar qual o melhor. Utilizei uma vez um autobronzeador da nívea apenas para não ir modo "copinho de leite" para a praia. Fui ganhando cor e deixei de o utilizar... Sinceramente não tenho uma opinião formada sobre ele. Estou a pensar em comprar de novo mas desta vez do boticário. Depois faço um review sobre o produto.


 Se tiverem alguma dúvida coloquem na caixinha dos comentários.
Espero que vos possa ter ajudado
Beijooosss

1 comentário:

  1. Fui para comprar o autobronzeador e pelos vistos está esgotado em várias lojas do porto e Lisboa. =/

    ResponderEliminar