quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Combater a gordurinha - exercícios aeróbicos



Kuku meninas
 

Depois do verão e antes de chegar à época natalícia todas nós, meninas, preocupamos-nos em perder peso até agora acumulado.  Para tal, a melhor forma é a perda de massa gorda através de exercícios aeróbicos.  Entre os quais poderão destacar-se exercícios simples como correr, nadar e pedalar. Este tipo de trabalho utiliza o oxigénio como potênciador de energia (ATP).  


Os exercícios aeróbicos são contínuos e prolongados e com movimentos rápidos. São esta categoria que traz mais benefícios ao organismo diminuindo a probabilidade de doenças cardiovasculares.



Durante a execução destes exercícios, que por norma são de maior duração, o corpo irá exigir mais energia. Assim, a glicose, através do ciclo de Krebs, produz Acetil-Coenzima A, que ao reagir com o oxigénio, produz 18 moléculas de ATP. Mas como a glicose é vital para o funcionamento do cérebro, o corpo utiliza moléculas lipídicas para produzir energia. Por isso é que o exercício aeróbico consume mais gordura. Contudo quando este é excessivo, consome também outros tecidos, como massa muscular, levando a que haja lesões musculares.

Para além de diminuir a gordura corporal, o exercício anaeróbio aumenta o metabolismo corporal.  Mesmo que seja necessário correr muitos quilómetros para gastar as calorias de uma bola de Berlim, a parte boa de fazer exercício é que ele ao aumentar 3-8 vezes o metabolismo ou seja, a queima de gorduras é muito mais rápida que uma pessoa sedentária.

Metabolismo das gorduras: Com o treinamento os músculos conseguem mobilizar, transportar e oxidarem a gordura, aumentando o fluxo sanguíneo e maiores quantidades de enzimas para mobilizarem as gorduras.

Metabolismo dos carbohidratos: os músculos treinados exibem uma maior capacidade de oxidar os carbohidratos.
 


Benefícios para a saúde:

·         Fortalecimento dos músculos envolvidos na respiração.
·         Fortalecimento e aumento do músculo cardíaco.
·         Tonificação da musculatura.
·         Diminuição da pressão arterial.
·         Elevação do número de células vermelhas do sangue.
·         Melhoria da circulação sanguínea.
·         Elevação das reservas de energia nos músculos, o que aumenta a resistência.
·         Aumento do fluxo sanguíneo nos músculos.
·          Alterações nos níveis de colesterol e de triglicerídeos: os programas regulares de exercícios causam reduções nos níveis de colesterol e triglicerídeos no organismo e aumento nos níveis de HDL.
·          Alterações nos ossos: Reduz os riscos de osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e fraturas na velhice.

No estudo do Dr. R. J. Shephard da Universidade de Toronto em Ontário, Canadá e seus colaboradores, publicaram um artigo no jornal científico British Journal of Sports Medicine afirmando que os exercícios aeróbicos a partir da meia idade pode atrasar o processo do envelhecimento em 12 anos e prolongar a vida independente.

Fontes consultadas:


http://www.hipertrofia.org/blog/2007/05/30/beneficios-dos-exercicios-aerobicos/
http://tafitness.net/exercicios-aerobicos-para-queimar-gorduras/
http://www.flexacademia.com.br/artigos/beneficios-do-exercicio-aerobio-ergometria/
http://hypescience.com/exercicio-aerobico-rejuvenesce-ate-12-anos/
 

Sem comentários:

Enviar um comentário